Tudo sobre Magnésio e Como Utilizar para a Saúde

O magnésio é um mineral essencial à saúde do corpo humano, com participação em reações químicas de praticamente todas as células do organismo. Sua presença ocorre em músculos, tendões, ossos e sistema nervoso. O magnésio ainda atua  no controle da pressão arterial e no controle do açúcar no sangue. 

magnésio
Food containing magnesium: pumpkin seeds, poppy seed, beans, chocolate, almonds, sunflower seeds, oatmeal, buckwheat, hazelnuts, sesame bars, figs, spinach, bananas and avocado.

Devido à uma alimentação baseada em produtos industrializados e ultraprocessados e poucas verduras e legumes, mais da metade da população pode ser deficiente de magnésio, fazendo com que algumas funções corporais não aconteçam corretamente.

Benefícios do Magnésio:

  • Regula os níveis de açúcar no sangue: o magnésio participa da produção de insulina e do metabolismo dos açúcares, portanto ajuda a manter a glicemia em níveis normais. Diabéticos podem se beneficiar do suplemento de magnésio por terem os níveis mais baixos deste mineral.
  • Controla a pressão arterial: o magnésio ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos e a controlar a pressão arterial em pessoas hipertensas. Ele não substitui os remédios anti hipertensivos mas pode ser utilizado em conjunto com o tratamento farmacológico.
  • Melhora a azia: níveis baixos de magnésio no corpo causam maior acidez estomacal e consequente queimação. O óxido de magnésio fortalece o sistema digestivo e melhora a produção das enzimas que degradam as proteínas.
  • Melhora o funcionamento do intestino: além de regular a ação do estômago, o mineral ainda atua nos movimentos peristálticos  do intestino, podendo ser utilizado em casos de constipação.
  • Regula o sono e a melatonina: O magnésio atua no sistema nervoso parassimpático, responsável por nos acalmar e induzir ao sono durante a noite, sendo oposto ao sistema simpático. A deficiência em magnésio também pode causar aumento de cortisol, o hormônio do estresse, piorando casos de insônia e ansiedade.

Quais Alimentos Possuem Magnésio?

Este mineral é encontrado em muitas verduras, legumes e sementes, estes são os alimentos que encontram as maiores concentrações de magnésio:

  • couve
  • leguminosas
  • arroz integral
  • abacate
  • banana
  • castanha de caju
  • espinafre
  • salmão

Como Saber Se Eu Tenho Deficiência em Magnésio?

Os sintomas da deficiência em magnésio podem variar bastante e devem ser um alerta para você ir ao médico e fazer exames de sangue.

  • Dormência
  • Formigamento
  • Cãibras constantes
  • Pressão Alta
  • Problemas no coração
  • Irritabilidade
  • Depressão
  • Nervosismo

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Como Suplementar Magnésio?

A suplementação de magnésio pode ser bastante eficaz e de baixo custo. Ele pode ser suplementado sob várias formas, a maioria é facilmente encontrada em farmácias:

  • Hidróxido de magnésio: É o famoso leite de magnésia, um líquido branco e ralo, pode ser usado como laxante, para melhorar a má digestão e também como desodorante, pois ele também é absorvido pela pele.
  • Cloreto de magnésio: Contém 12% de magnésio e com boa absorção, facilmente encontrado.
  • Glicinato de magnésio: Composto de magnésio e glicina (não-essencial) e é facilmente absorvido pelo seu corpo.
  • Óxido de magnésio: Contém 60% de magnésio puro, melhora a digestão e também é usado como agente laxativo. 

Sobre o Excesso da Suplementação de Magnésio…

O excesso do mineral pode causar fraqueza muscular, pressão baixa e diarréia. Nestes casos, o suplemento deve ser suspendido até melhora dos sintomas. Para a dosagem correta, consulte seu médico e faça os exames necessários para determinar o quanto você precisa.

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