O que é low carb ? Descubra tudo aqui !

Hoje eu vou explicar para você o que é a tão falada dieta Low Carb, como ele pode te ajudar a melhorar sua alimentação e sua saúde !

A grande maioria das pessoas acham que essa dieta é recente, por todos estarem falando sobre ela atualmente no entanto a dieta low carb existe desde meados do século XIX e se trata de uma técnica usada durante muito tempo como uma estratégia para tratar a obesidade.

Então se você quer saber o que é Low Carb leia este artigo até o final !

o que é a dieta low carb

O que é Dieta Low Carb?

A dieta low carb se caracteriza por evitar a ingestão de carboidratos, assim como grãos, massas, pães e bolos, e substituir por fibras e gorduras.

O foco principal da dieta Low carb são os vegetais, e segundo o site Saúde na Net eles constituem 70% da base alimentar, o restante é completado com alimentos como carnes, ovos e queijo.

Vale lembrar que os carboidratos são a principal substância a ser convertida em fonte de energia, o famoso Trifosfato de Adenosina (ATP), que é a “gasolina” para o organismo desempenhar diferentes atividades, tanto internas como externas.

Com a diminuição da ingestão de carboidratos, a tendência é que o corpo passe a usar a própria gordura corporal como fonte de energia para realizar as tarefas diárias.

Além disso, o equilíbrio entre o consumo de proteínas e gorduras pode promover uma diminuição do apetite, porque o nível de insulina se mantém.

Quem pode fazer a dieta Low Carb ?

A dieta low carb é indicada para qualquer pessoa que esta acima do peso, ela também é indicada para as pessoas que sofrem com problemas de diabetes, síndrome metabólica, dislipidemias, esteatose e resistência a insulina.

No entanto é importante destacar que as pessoas que sofrem com problemas de insuficiência renal, cardíaca ou hepática não devem aderir à dieta antes de consultar seu nutricionista.

uma moça comendo uma prato feito para dieta low carb

Quais os benefícios da dieta low corb ?

A dieta low carb ajuda não só no emagrecimento, como traz outros diversos benefícios , como:

  • Abaixa o nível de triglicerídeos no sangue;
  • Saciedade;
  • Aumenta os índices de HDL (colesterol bom);
  • Queda nos índices de glicose e insulina do sangue;
  • Reduz a pressão sanguínea.

Receita low carb

Para finalizar gostaria de compartilhar algumas receitas low carb que eu faço no dia-a-dia.

Café da Manhã

Pão integral rápido

Esse pão é perfeito para quem segue uma dieta mais saudável e não tem muito tempo para ficar na cozinha. Além de prático, ele é low carb, zero lactose e não tem glúten. Ovo, farelo de aveia, iogurte natural e fermento em pó são misturados e levados ao microondas por 2 minutos.

Pão de farinha de berinjela

Essa receita é em conta, já que a farinha de berinjela é uma das low carb mais baratas. Além da farinha, leva também gergelim triturado e parmesão ralado. É excelente para fazer sanduíches, torradas ou croutons.

Pratos salgados

Macarrão de abobrinha

Esse macarrão de abobrinha é uma dica para quem quer enganar a dieta. As abobrinhas são fatiadas em formato de espaguete e cozidas no micro-ondas por cerca de 3 minutos. Para acompanhar, molho de camarão com temperos.

Frango empanado

O segredo da receita é o empanado sem farinha e sem fritura. Para isso, o filé de frango é temperado com sal e pimenta-do-reino, passado no ovo e no queijo ralado e, depois, levado ao forno alto até dourar.

Panqueca verde

Essa panqueca é, na verdade, uma omelete bem fininha enrolada. Para a massa, são batidos no liquidificador ovos, espinafre, sal e pimenta. O recheio é feito com queijo, peito de peru e cebolinha.

Prato com panqueca verde low carb

Espero que tenha gostado dessa dica e não esqueça de deixar seu comentário.

Obrigada !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *