3 Grandes Benefícios da Cranberry Para a Saúde

A Cranberry é uma frutinha vermelha muito popular nos Estados Unidos mas que tem se difundido aqui no Brasil entre pessoas preocupadas com alimentação saudável e funcional. Ela é da família das berries, como o morango, a amora, o mirtillo e a framboesa. Uma frutinha do clima frio americano e europeu e por isso, pouco cultivada no Brasil.

Fruta Cranberry

Dessa forma, aqui encontramos a cramberry na forma de sucos industrializados e fruta seca, na maioria das vezes. É possível, entretanto, encontrar a fruta in natura em casas especializadas em alimentos saudáveis e orgânicos, mas o custo costuma ser bastante alto.

O consumo da cramberry tem muitos benefícios à saúde, em especial a saúde feminina. Veja quais os efeitos de se consumir a fruta diariamente:

Previne e trata a infecção urinária

Este é de longe o maior poder dessa frutinha, combater a infecção urinária. A cistite ocorre principalmente em mulheres, pois o canal urinário é mais curto e localizado em ambiente naturalmente úmido pela mucosa vaginal. 

A cistite pode evoluir muito rápido no corpo feminino, causando dor e ardência ao urinar, sensação permanente de bexiga cheia e febre. Se não tratada, a infecção piora e migra para os rins, causando pielonefrite, que pode levar à falência renal.

A principal bactéria responsável pela infecção urinária é a  escherichia coli. A cramberry contém uma substância chamada proantocianidina tipo A (PAC A), que impede a adesão da bactéria ao trato urinário. A fruta pode ser utilizada durante a infecção como coadjuvante ao tratamento farmacológico.

Para a prevenção da doença, a mulher deve consumi-la todos os dias em forma de suco, chá, fruta desidratada ou in natura. Mulheres com infecção recorrente devem tomar 3 a 4 copos do suco de cranberry por dia e mulheres que não tenham cistite com tanta frequência podem tomar 1 copo somente

Ação antienvelhecimento

A cranberry contém antioxidantes que combatem os radicais livres, especialmente impedindo que eles ataquem as fibras de colágeno e elastina que dão formato e tônus à pele. Dessa forma, o consumo frequente da fruta melhora a qualidade da pele do rosto e do corpo, diminuindo os danos da poluição, exposição solar e envelhecimento natural.

Previne a diabetes e doenças do coração

Substâncias presentes na cranberry ajudam a manter a glicose em níveis mais baixos no sangue, contribuindo para uma melhor saúde dos vasos e diminuindo a chance de desenvolver diabetes. Além disso, a fruta é rica em resveratrol, um polifenol que protege o coração e reduz a incidência de infarto e AVC.

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Como Consumir Cranberry?

A cranberry, também chamada de oxicoco, pode ser consumida de diversas formas, como já comentado anteriormente. Caso você tenha acesso à fruta in natura, é sempre recomendado que o consumo seja desta forma porque assim não se perde nenhum nutriente.

Como o acesso da fruta fresca é bastante limitado no Brasil, a saída é tomar sucos industrializados ou consumi-la desidratada. Ainda que o suco de cranberry guarde muito de suas propriedades, os antioxidantes são perdidos em contato com o ar e as vitaminas tendem a oxidar rapidamente.

A fruta desidratada pode ser uma boa opção, já que ela perde apenas água mas mantém os nutrientes originais. Atente-se ao fato de que neste caso, a concentração de açúcares se torna maior para a mesma quantidade do alimento (em 100g, por exemplo) então você pode consumir menor quantidade, ou contar pelo número de frutinhas.

A fruta seca pode ser usada em iogurtes e saladas, dando um sabor especialmente doce às refeições.

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